-
Arquitetos: Orla Arquitetura
- Área: 90 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Caminho Oficina, Danilo Vale, Galpão SIA, Ladrilharia BSB, Lumini, Líder Interiores, MB Ambientes, Marmoraria Claramar, São Geraldo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para esse apartamento de 90m², localizado em Brasília/DF, a cliente desejava uma reforma completa, onde o principal objetivo era a maior integração dos ambientes dentro do que a estrutura da construção permitisse. Em sua planta original, com uma suíte e dois quartos, os espaços já não atendiam à necessidade da cliente - com os filhos morando fora, alguns ambientes perderam a sua funcionalidade.
Por isso, com foco na integração das áreas para ampliar o apartamento, transformamos o primeiro quarto em um ambiente multifuncional: escritório, sala de televisão, ateliê de costura, espaço para leitura e, ainda, como quarto de hóspede com a inclusão de um sofá-cama. Este novo espaço foi integrado com a sala de jantar, projetamos uma porta de correr fabricada com ripas de mdf. A escolha do elemento vazado foi imprescindível para não bloquear totalmente os dois ambientes e, desse modo, mesmo com a porta fechada a integração acontece, trazendo mais luz natural aos espaços.
Para a divisão das salas de estar e jantar com a cozinha, optamos por uma porta de correr também em mdf, totalmente liso que, quando aberta, promove a desejada ampliação dos espaços e, se fechada, transforma-se em um grande painel de madeira, trazendo elegância e um ar de contemporaneidade para o apartamento. Unindo os três ambientes – sala de estar/jantar, cozinha e sala de televisão - conseguimos conceber uma maior fluidez espacial, usando diferentes estratégias que ajudaram a desenhar um espaço amplo, flexível e agradável.
A unificação dos materiais utilizados e as limitações espaciais permeáveis reforçam o conceito de integração dos ambientes. Toda a marcenaria em mdf foi idealizada em dois padrões: freijó e cinza. O piso, único em todo apartamento, foi um porcelanato semelhante ao cimento queimado. A cor verde oliva do ladrilho hidráulico na cozinha é aplicada em alguns elementos, como luminária, almofadas e paisagismo interno. A planta original do apartamento também foi modificada na parte de serviço - o banheiro foi transformado em banheiro social. A integração da cozinha com a sala propiciou essa modificação, e para separar sutilmente o banheiro da cozinha utilizamos outro elemento vazado bastante comum na história da cidade: o cobogó.
A lavanderia continuou integrada com a cozinha, mas, para isolar os dois ambientes, quando necessário, optamos por uma porta de serralheria com fechamento em vidro padrão mini boreal. A escolha do vidro foi justamente para não bloquear a luz natural para a cozinha. E onde anteriormente era o quarto de serviços, criamos uma ampla despensa com armários e prateleiras para armazenar alimentos e outros utensílios.
Um ponto significativo para o desenvolvimento do projeto e alcance do resultado de uma cozinha mais ampla, foi a eliminação da porta de serviço, apenas pela parte interna, de modo a não ter impacto no padrão de hall dos apartamentos do edifício. Com a retirada, foi possível incluir uma bancada confortável para acomodar vários itens de cozinha.
A área íntima do apartamento, composta por uma suíte, um segundo quarto e um banheiro, foi isolada da sala por uma porta embutida no painel de mdf. Para não deixar o ambiente carregado com a quantidade excessiva de madeira, escolhemos o revestimento em tijolinho pintado na cor branca que trouxe leveza à sala. Para ampliar a suíte, usamos uma pequena área do segundo quarto, localizado em planta ao lado da suíte, para um guarda-roupa complementar. Considerando que o primeiro quarto já foi idealizado também para hóspedes, este não seria usado com frequência.
Os elementos definidos na decoração dos quartos foram com cores calmas, para trazer a sensação de aconchego e bem-estar. O padrão de mdf escolhido foi o carvalho natural. A reforma resultou em espaços bem distribuídos, amplos e bem iluminados, um apartamento multifuncional capaz de atender as diversas necessidades da moradora, além de imprimir sua identidade e personalidade. Além disso, os ambientes da parte social ficaram totalmente integrados e seus limiteis configurados com sutileza, resguardando a cada um deles as especificidades de suas funções. Os olhares percorrem, sem obstrução, os ambientes e permitem a compreensão clara e objetiva dos espaços de socialização.